Somos um povo em um curral

25/06/2014 11:54

 

            Muito devem ler o titulo deste texto e não concordar, mas vou explicar melhor. Você já ouviu falar em “curral eleitoral”?

             A definição de curral, segundo a wikipedia é a seguinte: cercado construído de pau-a-pique, pedra, madeira ou com o mesmo estilo de construção de cercas que serve para confinar o rebanho. É bastante usado no regime intensivo e semi-intensivo de criação.  A expressão “curral eleitoral”, vem da época da política dos coreneis; como o voto era aberto, os coronéis mandavam seus capangas para os locais de votação, com objetivo de intimidar os eleitores e ganhar votos. As regiões controladas politicamente pelos coronéis eram conhecidas como “currais eleitorais”. Assim, os coronéis confinavam as pessoas, votando em candidatos de seus interesses.

            Esta expressão continua ainda nos dias de hoje, qual o político que, não olhe com determinado “carinho” o seu “curral eleitoral”? Lógico que, o significado de “curral eleitoral”, não é mais a mesmo do tempo dos coronéis! Gostari d eme enganar assim, mas o vício desta época ainda é a mesma, hoje não colocam seus capangas, mas colocam seus cabos eleitorais, nas zonas de votação; hoje não fazem terrorismo diretamente, como os coroneis faziam, mas lhe tiram qualquer oportunidade de você saber a verdade, assim você pode ser enganodo por este, com promessas mirabulantes.

            Mas, o que falar de um povo qeu se vende por uma cesta básica né? Uma herança maldita, também da época dos coronéis. Hoje a nossa população é tão corrupta como aqueles na qual estes chamam de corrutos. Quem nunca passou po rum sinal vermelho em uma avenida; quem nunca ganhou um trocado a mais, e não falou nada; quem nunca viu alguém precisando de ajuda e, fingimos não ver; quem nunc atentou passar a perna em alguém de alguam forma; quem nunca tentou driblar a receita federal, com falsas informação na declaração de renda. Bom tem muitos que ficam felizes quando conseguimos derrubar outro, a seu favor. O brasileiro nada mais é, do que um povo desonesto, á procura d eum governo honesto. Só não sei afirmar se, foi nossos coronéis ou nosso políticos atuais que, fizeram o povo brasileiro assim, ou os nossos políticos, são um reflexos da nossa sociedade. Bom, segundo filósofo inglês Hobbes (1588-1679) “...o homem é mau por natureza”, mas por outro lado o filósofo francês Rousseau (1712-1778), “... o homem nasce puro, e a sociedade que o corrompe”.

            Mau ou sendo corrompido, o homem não consegue fugir deste curral onde o colocaram. Parece aceitar esta condição de confinamento, de gado domesticado, não conhecendo a força que tem, pois se conhecesse, derrubaria o cercado que o impede de buscar sua conduta humana, se é que o ser humano quer buscar esta, pois deve estar gostando de estar sendo bem tratado. Como diz um dos Cézar, dê “pão e circo ao povo está tudo resolvido”. Mas deveremos falar “...a gente não quer só comida, agente quer comida, diversão e arte...”.