Guardiões da Galáxia e o espírito de união

04/08/2014 21:21

    

        “Um por todos e todos por um” ou ainda “a união faz a força”, são máximas vigentes em nossa sociedade que reafirmam a necessidade do trabalho em equipe. Este é um assunto muito usado em gestão de empresas e também é bem referenciado nas HQ’s de super times de super-heróis. Este assunto chega ao cinema com as adaptações de super equipes: a primeira foi o sucesso Os Vingadores e agora Os Guardiões da Galáxia.

        Guardiões da Galáxia é um grupo de anti-heróis ignorados e desconhecidos pelo grande público, mas uma aposta da Marvel Studio na segunda geração de seus filmes de super-heróis. Formados por um ladrão (Senhor das Estrelas – meio humano abduzido da Terra quando criança), dois bandidos (Rocket Raccon - um guaxinim falante modificado geneticamente, e Groot - descendentes de uma raça alienígena de árvores humanóides), uma assassina (Gamora – órfã adotada pelo vilão Thanos) e um maníaco (Drax - O destruidor – que quer vingar a morte de sua esposa e filhos).

        Assim como em Os Vingadores, a união desses super-seres inicialmente é nada amistosa, são obrigados a se unirem contra as atrocidades que os rodeiam. No caso de Guardiões da Galáxia inicialmente precisam fugir da penitenciária galáctica que se encontram, depois entregar um artefato (Gema do Infinito), e por último retomar a Gema a seus domínios para salvar o universo.

        Mas o que faz estes super-seres desprezíveis se juntarem? Uma das respostas pode estar no ladrão Senhor das Estrelas, que por ser abduzido quando criança, e criado em meio de alienígenas para se tornar um ladrão intergaláctico, vê neste grupo formado por um motivo em comum (fugir da prisão), laços de família e comunidade que, sente falta como humano. Drax – O destruidor vê a possibilidade de vingar sua amada e filhos acompanhando os demais, e encontrando honra em um futuro líder, o Senhor das Estrelas. Groot uma árvore humanóide e uma espécie de guarda costa de Rocket Raccon, mesmo com uma aparência grotesca e comunicação limitada, tem sentimentos profundos, principalmente de união e equipe, e assim cria laços de amizades e cuida de todos. Porém algumas habilidades fundamentais para se trabalhar em equipe encontram-se no enredo dessa trama, segundo alguns analistas de gestão de pessoas, dentre elas:

 

        - Administrar conflitos: É importante saber lidar com os conflitos do dia a dia. Algo que o Senhor das Estrelas faz a todo o momento, procurando sempre conciliar os super-seres do grupo. Segundo algumas citações na área de gestão de pessoas, desenvolver a habilidade de conversar para esclarecer os fatos e conciliar as necessidades é sempre a melhor opção nesse momento, assim você gera confiança e afeição da equipe.

        -Comunicação:  Diversas vezes há conversas entre os personagens, algumas vezes discussões. Mas sempre quando ‘o bixo tá pegando’ o diálogo é fundamental, ouvindo a todos. Saber valorizar a comunicação entre você e os outros é fundamental para o trabalho em equipe. Escutar e falar na hora certa também é uma habilidade importante para que o ambiente se torne agradável e produtivo.                                                                                                       

        - Proatividade: Tomar atitude é um ponto positivo. Estar sempre disposto a ajudar e a resolver os problemas auxilia no seu desenvolvimento de sua equipe. Mesmo os super-seres sendo na maioria das vezes desprezíveis, há ajuda mútua, entre conflitos internos e na jornada dos heróis.

        - Inovar: Procurar inovar é sempre importante para o crescimento. Buscar soluções e alternativas é fazer com que todos cheguem ao melhor resultado com mais assertividade e o que é melhor, em pouco tempo. Acredito que aqui, é um dos focos do enredo da história. Ninguém sabe o que esperar desses personagens, sempre inovando, com idéias geniais, usando o ponto forte de cada um.

        Segundo Salvador Faria “todos são peças importantes no trabalho em equipe, cada um representa uma pequena parcela do resultado final, quando um falha, todos devem se unir, para sua reconstrução”.

        - Confiança: É fundamental desenvolver a confiança entre as pessoas que estão a sua volta. Gerar esse sentimento é ganhar um espaço maior na equipe, pois você sempre será o apoio de cada um e saberá quando e como contar com cada indivíduo. Mesmo com todas as atrocidades acontecidas na história, forças contrárias mostram que, esta super-equipe realiza o seu objetivo, na confiança um nos outros.

                A Marvel Studio vem mostrar em seus enredos para o cinema valores virtuosos na qual a nossa sociedade tanto necessita: união, confiança, amizade, família como já vistos nas HQ’s. Os Guardiões da Galáxia, uma equipe que tinha tudo para dar errado, vem trazer tais virtudes, mostrando suas forças diante das atrocidades vividas em nosso dia a dia, tanto em nossa sociedade social como profissional. Está aí mais um motivo para você conhecer ainda mais os super-heróis, fica a dica.