Gelson Weschenfelder na UFPel

27/05/2016 17:33

   

 No último dia 25 de maio, ocorreu na Universidade Federal de Pelotas-UFPel, a primeira Jornada do Laboratório Interisciplinar de Pesquisa e Ensino em Entretenimento e Mídias - LIPEEM. E na noite de encerramento foi convidado Gelson Weschenfelder para uma conferencia final.

    A conferecia final do Lipeem se titulava "Eu tenho poder" - Super-heróis como tutores de resiliência e desenvolvimento humano. Onde Gelson traz um pouco de sua pesquisa, tema de seu doutorado. Segundo Weschenfelder, os super-heróis das histórias em quadrinhos, em sua grande maioria, viveu ou ainda vive momentos de invulnerabilidade, problema com abondono, abuso seual, morte de algum membro familiar, bulliyng, assassinato de familiares etc. Porém, estes personagens se empoderam (com poderes e também como empoderamento diante de seus problemas), e se transformam em super-heróis, superando as adversidades. O que o professor e pesquisador Gelson traz, é que estes personagens possam vir ser modelos de superação para crianças e adolescentes em situação de risco e invulnerabilidade social. Estes personagens mostram em seus enredo o drama e o enfrentamento dessas adversidades (que qualquer um possa ou vive).

    Segundo Weschenfelder, os super-heróis são modelos de superação e de resiliência, onde os jovens possam se espelhar e assim enfrentar como seus personagens favoritos, seus problemas sociais.