Eu vi universos colidirem

13/05/2016 22:21

    

    Há momentos que ficam marcados em sua mente, e há outros que ficam "cravados'. Foi isto que ocorreu nesta última sexta e sábado (8 e 9 de abril) no Unilasalle Canoas, com o evento Universos Paralelos. Este me fez lembrar de quando iniciei minha pesquisa, sobre quadrinhos em sala de aula, de forma gratuita. Muitas escolas fecharam as portas na minha cara, outras me apresentavam com um teor sarcástico, e existem também pessoas que para elas, ainda hoje sou motivo de piada, por pesquisar quadrinhos. Neste final de semana, no evento, ver centenas de professores, muitos deles vindo de longe (Pelotas, Caxias do Sul, Carazinho, e de fora do estado como Maranhão, Alagoas, São Paulo, Paraná), inscritos no evento idealizado por mim e outros "loucos", não tem preço. Vendo estes professores que possuem sede de aprender, de mudar a forma de lecionar, de apresentar cultura pop em sala de aula, nos faz perceber o quanto estamos no caminho certo. 

    Teve uma professora que passou o dia de ontem me procurando, para me conhecer pessoalmente, uma senhora de 35 anos de magistério, que veio de fora do estado para prestigiar o evento. Quando me encontrou, suas palavras encheram meu coração, engrandeceram minha alma, me agradeceu por trazer este evento para formação docente e comentou: "... isto é ser professor, trazer aspectos da cultura de nossos jovens para a sala de aula. E ainda por cima, trocar esta experiência com seus pares. Você poderia ficar com esta didática somente para você, mas teve que dividir, e isso é acreditar na educação...". Segurei uma lágrima. Nossa! Passou um filme na minha cabeça, porém, toda aquela dor sofrida pelas portas se fechando diante de mim, das piadas, da palavra 'não' que enfrentei/enfrento, sumiram. 

   Presenciei dois universos colidirem e convergirem. O universo da educação e da cultura pop conversando em um final de semana maravilhoso. Mas não ficará somente no passado, foi dado o primeiro passo, e a junção destes universos continuará, será dificil separar.