Eu assisti Batman vs Superman

24/03/2016 00:16

                    Expectativa alta, mesmo escutando algumas críticas sobre o filme. Vou à pré-estreia, coração palpitando, assim como foi ao ver os Vingadores na tela. Começa o filme de uma vez, não aguento mais esperar. E ai inicia o filme... ... ...

                Muito bem construído, faz jus a ser uma continuação de Homem de Aço. Dá uma pincelada no passado de Bruce Wayne, mas fica por ai; bom não precisa contar a história novamente né? Os personagens da Liga da Justiça que aparecem (bom, não é mais spoilers falar isso), estão bem construídos. Bem, aqui vale ressaltar que eu leitor de quadrinhos falando, pois, há aparição de um personagem que, para o público leigo, fica difícil de entender. Por quê? Continuaremos no próximo parágrafo.

                O filme está carregado de citações de sagas do universo da DC Comics, vemos nos primeiros minutos Batman: Ano Um; Superman entre a Foice e o Martelo; Crises Infinitas, Injustice, Novos 52, Cavaleiro das Trevas, entre outras (se eu falar mais uma, será um grande spoilers, por isso vou parar por aqui). Sendo assim, ai fica meu receio de, o público que não é leitor de HQs não entender umas passagens do filme. Lá vai a nerdaiada ter que explicar o filme para os leigos.

                Há uma discussão sobre teologia (o papel dos deuses), há uma cena que lembra até a obra Pietà de Michelangelo; antropologia é outro tema abordado no filme, discussão séria sobre o que é ser um ser humano, caindo para uma discussão ética, sobre como se comportar por aqui, neste planeta. Uma boa discussão sobre se o homem é mal por natureza ou a sociedade que o corrompe (Rousseau VS Hobbes), enfim, o filme caminha por diversos campos do conhecer.

                Há alguns equívocos para mim (sei que terá amigos com ideias contrárias), primeiro – Superman, abordado como um deus entre os homens apanha de todo mundo que ele enfrenta (Ah lá John Byrne); segundo – o vilão Lex Luthor, pela forma que é interpretado, poderia ser trocado pelo Coringa ou Charada tranquilamente. Falando em Lex, o filme traz um vilão jovem e atualizado, estilo Mark Zuckerberg. Isso me chamou a atenção, porém acabei gostando deste perfil par ao vilão.

                Mesmo com estas críticas ao filme acima abordado, o filme é, segundo meu olhar, o melhor filme que a DC Comics fez. Encaixa muito bem com o Homem de Aço, dá aberturas para outras tramas (filmes de personagens da Liga da Justiça que são citados neste – aqui dou destaque a Mulher Maravilha), dá a entender quem será o próximo vilão, e o porquê da necessidade de juntar super-heróis e se tornar um time. Batman dá a receita no filme.

                Um filme que vale a pena assistir recomendo, quem é fã de quadrinhos vai arrepiar. Ah, Ben Affleck como Batman arrebentou.