As HQ´s e suas adaptações para a tela

24/06/2014 11:13

   

    Muitos estão aprendendo o segredo que era mantido vivo há anos por um grupo de fãs de histórias em quadrinhos, as histórias clássicas dos super-heróis, que continuam ainda hoje sendo apreciadas por um público cada vez mais interessado nestas histórias; ainda mais com a invasão destes super-heróis nas telas.
    Para aqueles que acreditavam que, as adaptações dos quadrinhos para a telona é coisa do momento, estão muito enganados. Ela é tão velha, quanto a história do cinema. A primeira adaptação foi lá na década de 1920, com Tarzan, após, na década de 1930, veio Batman; Flash Gordo e Buck Roger na década de 1940. Andando um pouco a frente na história, a partir da década de 1960, foram produzidos filmes com os heróis da Marvel, mas com um resultado péssimo. Já a partir da década de 1970 a 1990, vêm grandes adaptações como Superman, Batman, Hulk e Mulher Maravilha.
   Virando o século, as adaptações das HQ`s para as telas se tornam um marco para a história do cinema, pois se tornam filmes de grande sucesso de bilheteria. Em 2000 é lançado X-men, o sucesso foi grandioso, dando assim mais duas continuações para série, X-men 2, em 2003 e X-men: O confronto final, em 2006. O mesmo ocorreu com o Quarteto fantástico, lançado em 2005, e seu segundo filme da série, em 2007. Mas foram duas séries de adaptações que marcaram mesmo a presença nas telas: a primeira foi a trilogia Homem-Aranha, onde esta foi um dos negócios mais bem sucedidos de Hollywood, e a segunda, o ressurgimento de Batman nos cinemas (Batman Begins, 2005 e Batman: O cavaleiro das trevas, 2008).
    Mas o que fazem estas adaptações se tornarem tão populares? O que eles têm de tão atraentes?
   Bom, a partir da década de 1990, com a chegada do Mangá (quadrinhos japoneses), o universo Comics deu uma caída. As novas adaptações para o cinema deram um gás para o ressurgimento do mercado Comics. Mas existe um segredo que era guardado no interior dos fãs das HQ`s que, com estas novas adaptações para o cinema, fizeram popularizar ainda mais este segredo. Mas qual é este segredo?
   Um dos mais notáveis desenvolvimentos na cultura pop da atualidade é o forte ressurgimento do super-herói como ícone cultural e de entretenimento.
Graças às novas adaptações das HQ`s para o cinema, as histórias de super-heróis trazem entretenimento, para quem as vê superficialmente. Elas não são histórias inocentes como muitos pensam. Os super-heróis abordam questões na qual todo ser humano enfrenta, elas expõem de uma forma perspicaz às questões referentes à ética e moral, além de estimular profundamente o pensamento. Assim como os filósofos Platão e Aristóteles, Superman e Batman chegam para ficar, bem como o Homem-Aranha e os X-men.
    O segredo para o sucesso das franquias cinematográficas de super-heróis e o ressurgimento do mercado Comics, está na figura do super-herói, o que este nos representa. Lendo uma HQ ou assistindo na tela, projetamos uma parte do nosso eu para a história. As histórias dos super-heróis, além do divertimento, introduzem e abordam de forma vivida algumas das questões mais interessantes e importantes enfrentadas por todo ser humano, questões referentes à ética, à responsabilidade pessoal e social, à justiça, ao crime e ao castigo, à mente e às emoções humanas, à identidade pessoal, à alma, à noção de destino, ao sentido de nossa vida, ao que pensamos da ciência e da natureza, ao papel da fé na aspereza deste mundo, à importância da amizade, ao significado do amor, à natureza de uma família, às virtudes clássicas como coragem e muitos outros temas.
    A frase dita por Bem Parker para seu sobrinho Peter (Homem-Aranha), “grande poder, traz grande responsabilidade” pode nos representar muitas coisas, nos mostra um norte, ou uma resposta para nossa vida. As adaptações para o cinema assim como as HQ´s, nos faz buscar o herói em nosso interior, não para ficar pulando de prédios em prédios ou combatendo o crime; mas fazer um ato heróico que pode salvar nosso dia.