A educação e a decoreba

24/06/2014 11:55

        A educação não é de hoje que vem enfrentando problemas, e para aliviar questões de custos, vem ai a enturmação. Cômico, isso soa como piada, mas não dará para rir no final e sim chorar, pois qual será o nível de aprendizado destes alunos? Mas a preocupação com a educação não é algo de importância para nossos governantes,tanto ao nível nacional muito menos estadual; enquanto um dá assistencialismo às escolas, outro vê a educação como o ponto de prejuízo de seu governo.

            Mas venho aqui é retratar como é a educação neste país, nosso sistema educacional é uma piada, nossos alunos não são instruídos a aprender, e sim decorar. Vejamos as aulas de Matemática (me desculpe os professores dessa área), mas em sala de aula se aprende a decorar a tabuada, decorar as fórmulas matemáticas e nada mais que isto, o aluno para passar de ano deve ter boa memória senão... bom todos nós sabemos o que ocorre. Não estou querendo dizer que o aluno não deva aprender as fórmulas ou que não deva saber a tabuada mas, a disciplina de matemática nada mais é que uma ferramenta de raciocínio para o aluno, uma ferramenta do aprendizado da lógica; mas não é isso que vemos em seu ensino, nada mais é que decorar das formulas. Seria mais fácil para o aprendizado do aluno a explicação de como o pensador ou o matemático chegou à determinada fórmula matemática, isso faria o aluno entender como chegar a resolver o problema e não algo exato é assim e deu. Sempre me questionei por que um mais um é dois, será que é dois mesmo, ou será que algo imposto por alguém? Claro que é lógico que um mais um é dois, mas por quê?

            Sócrates, filósofo grego, um dos mais conhecidos, tem em uma das suas frases mais conhecidas uma questão sobre o conhecer: “só sei o que nada sei”, o que este filósofo tem para dizer com isto? Daria para ter várias reflexões sobre esta frase, mas no momento reflito que, sabemos o que os outros nos passam, não sabemos por nós, não fizemos à experiência deste objeto, o que sabemos é o que os outros passaram para nós e nós decorramos isto como verdade, decorramos e esquecemos, pois se aprendermos nunca esqueceremos e se aprendermos, sabemos de alguma coisa. Mas hoje vejo que o filósofo está certo, com este ensino virado não para o aprendizado e sim para o decorar, continuaremos saber que nada sabemos.